Investimento Imobiliário
- Eng. Gabriele Feitosa

- Jun 29, 2020
- 2 min read
Hoje vamos falar um pouco sobre investimento imobiliário, mas não estou falando de FIIs (Fundos de Investimento Imobiliário – nada mais que um fundo para um grupo de pessoas com o objetivo de investir em ativos imobiliários), esse tema eu até posso falar mais para frente, mas no caso desse post de hoje é sobre Imóvel físico mesmo.
Na foto abaixo você pode ver um exemplo de investimento imobiliário. Essa casa é uma das construções do portfólio da minha equipe de obra. A casa foi construída recentemente no condomínio Parque das Quaresmeiras próximo ao Alphaville Campinas.

A proprietária tinha o interesse exclusivo de fazer dinheiro. Sim!!! Imóvel é uma das formas de investimento muito presente ainda e essa casa é um exemplo disso, construída para venda e não moradia.
E como é feito isso?
Bom, considerando que o local onde a casa foi construída é delimitado como “alto padrão”, basta analisar o valor de venda naquele bairro/condomínio conforme o m² da construção e, um ponto muito importante, fazer um projeto arquitetônico com base nos modelos de mais procura atualmente, pois até as casas tem seus momentos de moda rs.
A ideia desse investimento é alcançar um orçamento base para que se tenha, no mínimo, 100% de lucro. Por exemplo, se custou R$400.000,00 para construir essa casa, o valor de venda seria na faixa dos R$800.000,00 (valor super dentro do convencional conforme a localidade).
É claro que, além do orçamento para a construção da obra, o ideal é fazer a Consultoria Financeira para planejar a melhor forma de compra conforme o fluxo de caixa do proprietário, assim não ficando descapitalizado ou, até mesmo, gerar dívidas com essa aquisição, e assim podendo ter um ‘alívio’ financeiro até conseguir o capital da venda do imóvel.
Resumindo:
1. Verificar valor de venda por m² da redondeza onde você irá construir a casa;
2. Fazer um projeto arquitetônico que condiz com a maior procura de mercado do momento;
3. Delimitar o orçamento da obra para adquirir, no mínimo, 100% de lucro;
4. Tendo o custo da construção em mãos, o proprietário deve fazer uma Consultoria Financeira para análise de fluxo de caixa para investir da melhor forma na construção do imóvel;
5. Aplicar a melhor estratégia financeira, iniciar a construção e aguardar o esperado retorno de venda.
Claro que isso vai muito além desse breve texto, então se quiserem entrar em contato comigo para saber mais sobre qual a melhor forma de fazer esse tipo de investimento, marcar uma Análise Financeira, ter melhor entendimento sobre qualquer um dos serviços prestados ou solicitar um orçamento basta preencher o campo de informações na aba de Contatos ou entrar em contato direto pelo telefone ou e-mail.
Estou à disposição!
Espero que tenham gostado! Abraços.



Comments