Finanças Pessoais
- Eng. Gabriele Feitosa

- Jul 29, 2020
- 3 min read
Dicas sobre finanças pessoais nunca é demais, principalmente nessa época em que estamos vivendo uma pandemia que afetou diretamente nossa economia, temos que ficar atentos ao máximo nas finanças e nas oportunidades que surgem, afinal ou pagamos juros ou lucramos com ele.
Então vou dar algumas dicas aqui nesse post, além daquelas que citei no post “Organização Financeira”, se você ainda não viu, vale muito a pena conferir, pois um post complementa o outro.
Então vamos lá!
1. Aprenda a dividir suas finanças corretamente
O primeiro passo para sua organização dar certo é saber fazer essa divisão corretamente. Estudos dizem sobre a divisão feita em 50, 30, 20%, como citada no post denominado a cima, a ideia dessa divisão financeira é fazer com que você consiga poupar todos os meses e não gastar a sobra em coisas fúteis e momentâneas.
2. Evite dívidas, mas se tiver, negocie-as
Muitas vezes algumas dívidas podem até ser inevitáveis e acabam acontecendo por negligência, ocorrido, em nome de terceiros ou qualquer outro motivo, e antes mesmo de sonhar com os nossos objetivos e conquistas, temos que quitá-las. Nessa época de pandemia muitas instituições financeiras estão com juros baixos, formas de negociação boas e propostas a serem avaliadas que valham mais a pena do que num cenário econômico estabilizado, então aproveita essas oportunidades para limpar o seu nome e começar a planejar seus objetivos.
3. Crie uma reserva de emergência
Sabe aquela percentagem que devemos poupar todos os meses? Então, ela se chama reserva de emergência. Nada mais é do que um capital guardado e investido em pelo menos 100% do CDI para eventuais emergências financeiras que ocorrem ao longo do caminho, assim evitando ter que pegar empréstimos com juros e se endividando.
4. Use o cartão de crédito com consciência
Muitos pensam que o cartão de crédito é um grande vilão, mas posso dizer que não. Ele é muito bom quando usado corretamente, e da melhor forma seria a qual o limite do cartão fosse no máximo 80% do salário. Essa dica é muito valiosa, se hoje o seu limite é maior do que essa porcentagem, então reveja as possibilidades de baixar. Além disso, ele pode ser usado em planejamento de viagens quando se diz em economia, conseguindo escolher o melhor plano para juntar milhas e pagar menos nas passagens aéreas.

5. Invista na sua aposentadoria o quanto antes
Não aceito a frase “está muito cedo” ou ainda “tem muito tempo para pensar nisso” como desculpas para não começar um bom planejamento.
Eu sempre costumo dizer que o tempo ele pode ser ou o nosso vilão ou o nosso aliado. Aliado principalmente quando ainda temos muito tempo pela frente, afinal investimento de aposentadoria estamos falando de juros compostos, e esse tipo de juros trabalha muito melhor com mais tempo, então se você hoje tem seus 20 anos e acha que tá cedo para pensar nisso, você está no tempo certo de começar, e por outro lado você que tem mais de 40 anos e acha que esta muito tarde, o melhor momento foi ontem, o segundo melhor momento é agora, então comece!
Se você não sabe ou consegue se organizar financeiramente sozinho ou tem medo de iniciar algum investimento, entre em contato comigo através da aba Contatos do site que eu posso te ajudar com isso.
Espero que tenham gostado das dicas!
Abraços.



Comments