top of page
Search

Como saber o melhor momento para ter a casa própria?

  • Writer: Eng. Gabriele Feitosa
    Eng. Gabriele Feitosa
  • Feb 17, 2021
  • 3 min read

Confesso que não é uma tarefa fácil tentar desvendar o mercado. Muitos especialistas conseguem prever algumas coisas, mas sem ter 100% de certeza de como vai performar em cada área, mas se formos nos basear em algumas métricas e comportamentos históricos da pra ter uma noção do que vai acontecer.


Claro que no ano de 2020 ninguém esperava por uma pandemia, a qual afetou diversas áreas da economia, alguns perderam seus empregos, empresas faliram e outros aproveitaram para lucrar mais, mas o que é fato é que muita gente resolveu reformar suas casas aproveitando esse período e mesmo assim teve altas de preços de materiais da construção civil.


ree

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o cimento ficou 10,67% mais caro no ano de 2020 e o tijolo, 16,86%. A alta vem sendo sentida desde o começo da pandemia, mas acelerou-se no mês de julho do ano passado. Só em agosto de 2020, o cimento subiu 5,42% e o tijolo, 9,32%. A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) calculou que cerca de 90% das construtoras do país tiveram que pagar mais por esses produtos e também por itens como aço, cabos elétricos e concreto.


Vale lembrar também que a taxa SELIC teve uma queda em agosto de 2020, passando para 2% a.a. a menor percentagem histórica do país. E o que tudo isso significa?


Quando vamos fazer uma aquisição de imóvel, é o juros que vai nos dizer o quanto ele realmente vai custar e não o preço inicial de venda. Se você comprar um imóvel pronto, provavelmente vai utilizar de algum tipo de financiamento, caso não tenha o valor à vista, e é com base na taxa desse juros anual que você vai calcular e ver o preço final da sua casa no final do período de pagamento. Mesmo sabendo disso, muitos ainda preferem fazer essa aquisição ao em vez de construir do zero, pensando que terá muita dor de cabeça e espera até a casa ficar pronta. Se formos analisar o momento atual, seria uma boa oportunidade para adquirir um imóvel pronto, pois a taxa de juros permanece baixa e a tendência é que ele suba ainda nesse ano.


Agora se você pensa em construir a sua casa do zero, com a sua cara, vale colocar na ponta do lápis todos os principais custos e, na maior parte das vezes, sai mais em conta do que comprar pronta, e os custos são: terreno, cartório, prefeitura, etapa de projetos, mão de obra e custo de materiais, basicamente.

O preço do terreno vai variar muito conforme a sua localização, isso é fato! Vale pesquisar bairros que ainda estão em processo de desenvolvimento e que tendem a valorizar futuramente, ou novos loteamentos que estão para lançar, também tendem a ser mais baratos. A etapa de projetos gira em torno de 5% do custo total da obra, não pule essa etapa se você quer ter economias!!! O preço da mão de obra vale uma boa pechincha de região para região, variando de 550 à 850/m², e os materiais estão em alta, então corre antes que suba mais!


Em resumo, hoje estamos em um momento de mercado ideal tanto para construir quanto para comprar a casa pronta por conta do cenário econômico do país onde a nossa taxa base de juros permanece em 2%a.a., a menor história, além das novas reformas do plano diretor, agora tendo a modalidade Verde e Amarelo do governo para tentar facilitar a aquisição de financiamento com taxas conforme a renda pessoal, ou seja, para de fato caber no bolso.


Então não deixe para amanhã aquilo que você pode fazer hoje. Está esperando o que para realizar esse sonho?!


 
 
 

Comments


© 2023 by Timberland. Proudly created with Wix.com

bottom of page